Simples passos fazem toda a diferença, como oferecer aos seus hóspedes um welcome kit que apresente os melhores produtos da região ou cidade – chá, café, queijos, enchidos, vinhos ou licores – onde fica o seu alojamento. Mas não descure a apresentação: coloque os produtos, por exemplo, numa cesta ou num antigo caixote de madeira pintado, nunca nos armários onde os hóspedes anteriores deixaram meio pacote aberto de sal (já agora, retire sempre as “sobras” de quem fez o check-out). São pormenores pouco dispendiosos como este que tornam a estadia dos seus hóspedes memorável e que se traduzem, mais tarde, em críticas positivas.
Pode ainda criar um livro de sugestões que guie os seus hóspedes aos monumentos menos conhecidos e aos restaurantes mais familiares da zona (os monumentos e os restaurantes apinhados surgem em qualquer guia comprado na loja duty-free do aeroporto). Tente também oferecer recordações – acompanhadas de um simpático cartão ou postal assinado por si e com os seus contactos – que remetam mais tarde para a experiência e, claro, para o seu alojamento. Depois chegam os mimos: se o seu alojamento for no campo, providencie lenha e acendalhas para a lareira, bem como boas mantas e uma ou mais bicicletas para visitar as redondezas; caso seja à beira-mar, pode oferecer um kit com miniaturas de protetores solares, cremes after-sun, etc. (vendem-se hoje em dia em qualquer supermercado e mostram que se preocupa com a saúde e o bem-estar dos seus hóspedes). Entre ainda em contacto com as empresas turísticas locais e consiga para os seus hóspedes descontos em restaurantes e diversões.
FONTE: AL-Tranquilidade